A Fundação Naomi Milgrom anunciou que a sexta edição do MPavilion será projetada pelo arquiteto australiano e vencedor do prêmio Pritzker, Glenn Murcutt. O anúncio acontece juntamente com o encerramento da edição de 2018 do MPavilion, projetado pela arquiteta espanhola Carme Pinos, após uma temporada recorde que contou com mais de 133.000 visitantes. Murcutt será o segundo australiano a projetar um pavilhão para o programa de Melbourne; Sean Godsell projetou o pavilhão inaugural em 2014.
Murcutt é um dos arquitetos mais famosos da Austrália e é mundialmente respeitado por sua abordagem ambientalmente sensível e contextual. Tendo construído quase exclusivamente em seu país de origem, a Austrália, ele é um tanto singular entre os laureados do Pritzker, muitos dos quais ganham fama devido a notáveis obras internacionais. A abordagem de Murcutt é, ao contrário, decisivamente local e de pequena escala; esse comportamento meticuloso em relação ao projeto arquitetônico, sem dúvida, fez dele uma escolha atraente.
"Essencialmente australiano e à frente de seu tempo, a consideração de Glenn pelas pessoas, pela criação de lugares e pelo meio ambiente continua nos inspirando", disse Naomi Milgrom, fundadora do programa MPavilion. "Estou entusiasmada em trabalhar com [Glenn]. Ele está na vanguarda da arquitetura contemporânea há décadas, com projetos inovadores que são sensíveis à paisagem e à colaboração entre culturas".
Comentando sobre sua nomeação, Murcutt disse: "É extraordinário o que Naomi conseguiu com MPavilion. Ela é uma das grandes pessoas neste país a apoiar as artes, e mais do que apenas arte, a arquitetura, com uma compreensão especial da vida na cidade. MPavilion é um projeto interessante, estou honrado em ter sido escolhido".
Além do Prêmio Pritzker, Murcutt recebeu a medalha Alvar Aalto, medalha de ouro do Instituto Australiano de Arquitetos e do Instituto Americano de Arquitetos, e é um professor e comentarista respeitado. Trabalhos significativos incluem o Centro Islâmico Australiano, o Centro de Educação de Arthur e Yvonne Boyd, a Casa de Simpson-Lee e a Casa de Marie Short.
O MPavilion Program foi fundado em 2014 e já teve obras dos arquitetos Sean Godsell, Amanda Levete, Bijoy Jain, Rem Koolhaas e David Gianotten, e Carme Pinos, respectivamente. Além do Pavilhão, o programa inclui uma ampla variedade de workshops e eventos culturais.